O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo reuniu-se com representantes da Secretaria da Aviação Civil (SAC) para discutir a ampliação do aeroporto municipal piloto Oswaldo Marques Dias. O município está entre os 13 do Estado que receberá recursos do Programa de Aviação Regional para ser construído novo terminal de passageiros, com aproximadamente 2.160m², pátio para aeronaves de grande porte, estacionamentos, acesso viário, reforço de pavimentação na pista, introdução das áreas de segurança e correção das faixas de pista.
O plano foi dividido em cinco etapas: estudo de viabilidade técnica, estudo preliminar, licenciamento ambiental e anteprojeto, licitação e obras. Segundo o diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos Eduardo Bernardi, Alta Floresta está em fase avançada no Programa de Aviação Regional. “Estamos verificando as reais condições do aeroporto para elaborarmos o projeto. A pista está em boas condições, faremos um reforço na pavimentação, uma nova sinalização, novo pátio para aeronaves de grande porte, estacionamentos, acesso viário e um novo terminal de passageiros, nosso programa prevê atender principalmente os passageiros, é importante falar da regularização das faixas que vai permitir a instrumentação do aeroporto e a operação com procedimento RNAV ”afirmou o diretor, através da assessoria.
Os técnicos têm um prazo de 90 dias para finalizar o projeto e obter a licença ambiental, a partir desta licença poderá ser feita a licitação para posteriormente iniciar as obras. A previsão de início é para o primeiro semestre de 2017.
O prefeito Asiel Bezerra disse que, com estas obras e mudanças, a expectativa é que "tenhamos um aeroporto de ponta e a nível internacional, considerando que Alta Floresta é um pólo do ecoturismo, pecuária e o agronegócio já é uma realidade cada vez mais presente".