O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) suspendeu e arquivou a investigação do acidente envolvendo o avião Censsa 210k, que pousou sem trem, no aeródromo de Jacareacanga (PA), cidade na divisa com Mato Grosso. O relatório aponta que havia 3 pessoas à bordo e houve danos nas pás da hélice. O caso foi em setembro do ano passado, mas o documento foi divulgado somente agora.
Na decisão no relatório final, o Cenipa se baseou o Código Brasileiro de Aeronáutica, considerando que “a operação em desacordo com as legislações aeronáuticas em vigor pode implicar em níveis de segurança abaixo dos mínimos aceitáveis estabelecidos pelo Estado Brasileiro”. Segundo o relatório, o piloto, não identificado, pousou depois que as atividades no aeródromo já haviam sido encerradas. “O condutor ergueu a aeronave com a ajuda de populares para o abaixamento do trem de pouso, deslocando a aeronave até o pátio de estacionamento do aeródromo, durante o período noturno”.
No dia seguinte à ocorrência, consta que “foi efetuada a troca da hélice. O deslocamento da aeronave, para um local desconhecido, foi realizado após o encerramento das atividades da sala AIS (Serviço de Informações Aeronáuticas)”. Não houve fogo e danos a terceiros.
O Certificado de Aeronavegabilidade estava válido, conforme o documento.