Os usuários de telefonia móvel deverão aderir ao nono dígito. O 9 será obrigatório, a partir de amanhã, em todo os celulares do Estado. As linhas móveis estão recebendo mais um dígito para atender à crescente demanda pelo serviço móvel no Brasil.
Segundo a Anatel quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone celular de algum outros Estado que já ocorreu a implementação terá de acrescentar o 9 antes do número antigo para conseguir completar a ligação.
De acordo com a Anatel, após a adoção do nono dígito, as ligações marcadas com apenas oito dígitos ainda serão completadas durante um período determinado para adaptação das redes e dos usuários. No entanto, gradualmente os usuários passarão a receber mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem e, na sequência, as chamadas marcadas apenas com oito dígitos não mais serão completadas.
Para os usuários de smartphones já existe aplicativos que acrescentam o nono digito automaticamente em toda a agenda do celular. Esses softwares estão disponíveis nas lojas de aplicativos do Google Play e App Store, nas versões iOS, Android e Windows Phone. Já os usuários de aparelhos que não possuem sistema operacional terão que alterar todos os contados manualmente.
Além de Mato Grosso, nove estados deverão adotar o novo padrão, em datas já programadas, até o dia 6 de novembro de 2016: Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.