O agente penitenciário Fernando Lopes, que atua na área de inteligência do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT), é o novo secretário adjunto de Administração Penitenciária (Saap), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A nomeação, publicada no Diário Oficial que circula nesta terça-feira, 24 de maio, integra a política promovida pelo governador Pedro Taques de valorização dos servidores de carreira.
“A atual gestão busca promover os servidores de carreira como forma de valorizar o trabalho desenvolvido por estes funcionários, mostrando assim a relevância da sua participação na administração pública; estes servidores prestaram concurso sabendo que carregam consigo a responsabilidade de estabelecer um importante elo entre o Poder Público e a sociedade, prestando serviços essenciais à população, confirmando a essencialidade do seu trabalho”, diz o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo.
Fernando destaca que sua nomeação para o cargo é uma vitória da categoria. “Um dos focos da gestão será a qualificação profissional dos servidores e a promoção de projetos de laborterapia para os recuperandos”. Segundo o secretário, o Sispen passará por uma reformulação. “Vamos fazer o mesmo na Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, visando melhorar a qualidade de trabalho para os servidores e o atendimento aos detentos, como é preconizado na Lei de Execuções Penais (LEP)”.
A padronização dos procedimentos operacionais nas unidades, ação que teve início na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, (Ferrugem), será aplicada nas demais unidades penais do estado. O gestor da Saap explica que neste momento as superintendências de Gestão Penitenciária e de Cadeias serão assumidas interinamente por duas assessoras, as servidoras Lilian Ferreira da Silva e Maria Rita de Souza Barreto, e posteriormente, será definida a equipe.