PUBLICIDADE

Secretaria voltará a publicar balanço energético de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O livro técnico, que será publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), terá dados retroativos a 2010, data da última publicação. O trabalho será coordenado pela pasta, que contratou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para elaborar o balanço. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 13 de maio.

O estudo não é realizado há seis anos e contará com informações sobre produção e consumo energético entre os anos de 2010 e 2014. O objetivo é subsidiar a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor em Mato Grosso.

Esse trabalho era feito a cada dois anos, mas está defasado desde 2010, quando foi publicado pela última vez. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, o estudo passará a ser realizado novamente a cada dois anos. “Desde o início da gestão, estamos em negociação com a UFMT para a retomada deste trabalho. Essa pesquisa é um instrumento indispensável ao planejamento e aos planos de desenvolvimento do governo. Por isso a importância de atualizá-lo”.

O estudo será feito pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe) da UFMT e coordenado pelo pesquisador Ivo Leandro Dorileo. O prazo para conclusão do trabalho é de até 12 meses e estará disponível em CDs, exemplares impressos e também online. O valor do contrato com a UFMT para a realização do balanço é de R$ 299.380,12.

“Uma equipe formada por 10 pesquisadores do Niepe e estudantes da UFMT trabalharão na pesquisa, que começa com o levantamento de dados com diversos órgãos e entidades ligados ao setor, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Empresa de Pesquisa Energética, Agência Nacional de Energia Elétrica e sindicatos, entre outros”, explica o pesquisador e coordenador do trabalho.

O balanço levará em conta as cinco mesorregiões de Mato Grosso divididas pelo IBGE e será feito em consonância com o Balança Energético Nacional. Ele reunirá dados de fontes energéticas primárias e secundárias, da produção ao consumo final, especificados por setores da economia, além de informações de contabilidade da oferta, consumo, conversão de matéria-prima em fontes energéticas e de comércio de energia.

“Será um material de consulta não só para o Poder Executivo, mas também para o setor privado planejar seus investimentos de acordo com a demanda do Estado”, aponta o secretário adjunto de Indústria e Comércio da Sedec, Eduardo Menezes Mota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE