Mais de 2,5 policiais militares dos batalhões de área e especializados foram empregados em apoio e reforço durante 24 horas da operação ‘Bairro Seguro’, realizada em todo o Estado. A operação foi deflagrada simultaneamente nos 15 Comandos Regionais da Polícia Militar. Somente na regional de Cuiabá foram empregados mais de 750 policiais e 61 viaturas. Em Várzea Grande são 190 e 46, respectivamente.
Conforme o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves, o objetivo da operação é transmitir maior sensação de segurança à população. “Além de coibir todo tipo de ação criminosa, nosso maior propósito é se fazer presente. Mostrar ao cidadão que estamos nas ruas trabalhando em prol da segurança pública”.
Para a operação, a PM analisou os dados levantados pelo Sistema de Estatísticas, Ocorrência e Produtividade (Seop), os quais apontaram as áreas e regiões a serem trabalhadas. “Com as áreas identificadas, fizemos uma análise dos bairros em que tivemos mais registros e elencamos as áreas a serem prioritárias, tendo em vista os tipos de ocorrências a serem reprimidas nesse momento. A partir desse diagnóstico foram elencados os bairros a serem trabalhados e as demais áreas a serem reverberadas pela operação”, explicou o superintendente de Planejamento Operacional e Estatística da PM, coronel Paulo Serbija.
Conforme esse diagnóstico estão sendo atendidos diretamente 40 bairros na região metropolitana, sendo 22 em Várzea Grande e 18 em Cuiabá. Entretanto, salientou o subchefe do Estado Maior da PM, coronel Jadir Metello Costa, a quantidade de bairros e áreas atendidos acaba sendo maior. “Temos um número específico de bairros para atuar. Acontece que quando estamos em trânsito, em patrulhamento, a presença policial e a prevenção também ocorrem nessas áreas por onde estão passando. Dessa forma, vejo que o número de bairros pode ser até três vezes mais”.
O secretário de Segurança, Rogers Elizandro Jarbas, considerou que “a ação demonstra a capacidade operacional da PM, reforçando o policiamento em áreas críticas e garantindo uma maior sensação de segurança a toda população”.