A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Rotary Club vão promover o programa “Mexa-se – Quem ama se cuida”. O projeto tem o objetivo de reduzir duas toneladas de peso corporal dos participantes por meio de atividades físicas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na página do projeto "Saúde 100%" (www.saude100.com.br) ou na Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). No final do programa, os participantes que tiverem maior redução de peso corporal serão premiados com um pacote de viagem, TV, notebook e celular.
O projeto será realizado em quatro etapas. No dia 29 de maio, às 7h, os participantes irão percorrer através de um corrida e caminhada cinco quilômetros pela avenida Alexandre Ferronato, nas proximidades da UFMT. As demais etapas serão no dias 7 de agosto, 9 de outubro e 4 de dezembro. Todos os participantes serão submetidos a aferições de peso corporal, altura, circunferência de cintura e quadril e pressão arterial, antes de cada etapa.
Segundo o coordenador do programa Saúde 100% da UFMT, Mario Sugizaki, a ação pretende estimular uma forma de vida mais saudável. “Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, apenas 15% da população adulta pratica atividade física regular. Um número muito baixo, levando em conta que, através dos exercícios físicos, podem-se evitar doenças crônicas como enfarto, diabetes e problemas respiratórios".