A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, dará continuidade à nova etapa de tratamento aos grupos tabagistas, na Unidade de Saúde Bom Jesus localizada no setor Industrial. O programa conta com o apoio do Governo Federal, que fornece as medicações para serem trabalhadas. No tratamento, os pacientes são acompanhados por profissionais da saúde que realizam atividades terapêuticas, e participam de reuniões de grupos nos quais compartilham suas experiências, dificuldades e êxitos na luta contra o vício.
Segundo o coordenador do Programa do Controle do Tabagismo, Claudimiro Vieira, o trabalho com os fumantes nos PFS, tem um período de 12 meses. “Nós esperamos que todas estas pessoas que aderem ao tratamento, possam conseguir sair da nicotina, a substância química que leva o individuo a criar dependência, no entanto, o cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas”, pontuou.
“É grande a quantidade de pessoas que desejam deixar o vício, porém, devido aos efeitos colaterais causados durante o período de abstinência, leva alguns fumantes a desistirem do tratamento. O nosso objetivo é incentivar as pessoas a perseverar. Acreditamos que no final de 12 meses, elas terão conseguido o êxito desejado”, disse ainda, Claudiomiro Vieira, concluindo, segundo assessoria.