PUBLICIDADE

Governo construirá 17 novas secretarias municipais de meio ambiente

PUBLICIDADE

Com investimentos de R$ 6,4 milhões do Fundo da Amazônia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deve construir ainda neste ano 17 novas secretarias municipais de meio ambiente. A proposta é fortalecer a gestão descentralizada e possibilitar maior celeridade na análise das demandas contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.

As cidades contempladas com a construção das novas sedes municipais são: Aripuanã, Apiacás, Brasnorte, Cláudia, Colíder, Porto dos Gaúchos, Sinop, Ribeirão Cascalheira, Canarana, São Felix do Araguaia, Paranaíta, Nova Monte Verde, Vila Bela da Santíssima Trindade, Gaúcha do Norte, Comodoro, Juara e Querência. De acordo com o coordenador de Atendimento Desconcentrado e Descentralizado de Serviços da Sema, Lourival Alves Vasconcelos, esses munícipios abrangem o bioma amazônico e grande parte deles está na lista crítica do Ministério do Meio Ambiente (MMA) devido ao desmatamento ilegal.

Lourival explica que com a construção dessas novas unidades, a Sema pretende criar um alicerce para que o município inicie a gestão plena de suas atividades ambientais. “Não temos braços suficientes para alcançar todo o território mato-grossense por isso a nossa proposta é construir alianças e fortalecer uma cultura de monitoramento e fiscalização nos municípios para que eles promovam o desenvolvimento sustentável junto ao Estado”.

Os investimentos para fortalecer a gestão ambiental municipal vão além. Esses e mais 23 municípios ganharão um kit descentralização que inclui uma motocicleta CG 150 cilindradas, dois computadores, uma impressora, um barco motor 15hp, duas maquinas fotográficas, dois equipamentos GPS e uma trena de 50 metros. “Com esses investimentos estaremos desafogando a Sema que hoje tem suas atividades centralizadas na sede em Cuiabá. Vamos também otimizar o uso de recursos públicos e ainda promover maior agilidade na liberação de licenças”, observa Lourival.

Para o secretário da Sema e vice-governador, Carlos Fávaro, a construção dessas novas unidades aliada ao processo de descentralização junto aos municípios significa uma nova fase da gestão ambiental. “Assumimos compromissos ousados de elevar a sustentabilidade de Mato Grosso e para alcançá-los precisamos trabalhar com celeridade e qualidade. Já contamos com apoio de oito unidades regionais da Sema e agora com a realização dos serviços descentralizados dos municípios vamos construir uma gestão ambiental imbatível”.

Para este ano, também estão previstas quatro capitações gratuitas que devem iniciar a partir de agosto. Louviral explica que a proposta é qualificar cerca de 60 municípios para atuar na realização de processos de licenciamento ambiental de baixo impacto ou impacto local, conforme estabelece a Lei Complementar nº 140/2011, do Governo Federal, que tem até outubro deste ano para ser colocada em prática. Em 2015, a Sema realizou cinco cursos de descentralização. Nesse período, 130 funcionários de 40 prefeituras de todas as regiões foram capacitados para exercer essas funções.

Dos 141 municípios Mato-grossenses, 34 já estão habilitados para realizar atividades de licenciamento ambiental de baixo impacto ou impacto local. Até o momento, dez municípios estão com seus processos em andamento e 97 ainda não apresentaram proposta para se adequar à legislação. Segundo Lourival, os municípios já habilitados atingem 60% da população do Estado, o que para o coordenador já é um avanço, mas ele ainda destaca a necessidade de todos os munícipios se habilitarem para atender 100% da população.

Entre os requisitos para atender à legislação federal de descentralização estão: aprovação da lei de uso e ocupação do solo e do código ambiental municipal, criação do conselho e do fundo municipal de meio ambiente, capacitação de uma equipe técnica qualificada e, para municípios com mais de 20 mil habitantes, aprovação do plano diretor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Festival cultural “Vozes que Brilham” começa nesta sexta em Nova Mutum

O Festival Cultural "Vozes que Brilham" será realizado nesta...

Mulher morre após carro sair de pista e atingir árvore em MT; quatro feridos

O acidente de trânsito envolvendo um Ford Fiesta ocorreu...

Jovem que morreu afogado em Sinop será sepultado em Itaúba

O corpo de Renan Marcos Magalhães Gomes, de 21...
PUBLICIDADE