Uma rede formada por 72 mil universitários brasileiros, espalhados em 23 estados e engajados em negócios de impacto social tem a missão de mobilizar pessoas e organizações a empreender e ajudar o próximo. O Movimento Choice é uma experiência que dissemina e estimula o empreendedorismo no Brasil, com a formação de jovens universitários e recém-formados em embaixadores do impacto social positivo.
As embaixadoras Kelly Freitas e Marina Martinho, estudantes de psicologia e direito, respectivamente, apresentaram aos servidores do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) como é possível empreender e transformar a vida das pessoas ao mesmo tempo.
Segundo Marina, o conceito de negócios de impacto social é muito parecido com o utilizado para definir as startups, que nascem de uma ideia inovadora e se transformam em um modelo de negócio escalável e repetível. “São empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para os problemas sociais da população de baixa renda”.
Durante a apresentação do programa, a embaixadora Kelly apresentou exemplos de iniciativas do movimento desenvolvidas em vários estados brasileiros, entre elas a startup Vivenda, que oferece kits de reformas habitacionais para pessoas de baixa renda da Zona Sul de São Paulo.
Conforme explicou a embaixadora, o modelo de negócio é voltado para soluções em habitação com foco em reformas para a população das classes C e D. De forma integrada, organiza para o cliente a lista de serviços para o reparo, que compreende assessoria técnica na elaboração do projeto, mão de obra especializada e flexibilidade no pagamento. “Um dos nossos lemas é, ‘entre ganhar dinheiro e fazer a diferença no mundo, fique com os dois’”, afirmou Kelly.
De acordo com o secretário adjunto de Estruturação e Inovação do GAE, Flávio Gomes, o Choice é uma solução criada pela sociedade para as pessoas de baixa renda. Segundo o gestor, o programa passa a integrar o trabalho de fomento desenvolvido pelo Gabinete de Assuntos Estratégicos junto ao ecossistema de empreendedorismo e inovação de Mato Grosso. “Muitas vezes é na sociedade civil que encontramos as respostas mais ágeis e efetivas para os problemas e desafios da população. Eu acredito e vejo no Choice uma oportunidade de atingirmos essas pessoas por um viés diferente”, ressaltou.
No dia 19 de maio, embaixadores Choice de todos os estados brasileiros se reunirão em suas cidades para aprender mais sobre negócios de alto impacto social. O evento ocorrerá de forma simultânea e tem como objetivo mobilizar jovens de todo o Brasil a conhecer histórias de empreendedores e, ainda, suscitar o espírito inovador. Em Cuiabá o local do encontro ainda não foi definido. O Choice é uma iniciativa da Artemisia, organização sem fins lucrativos.