PUBLICIDADE

Manifestantes acampam na sede do Incra em Cuiabá

PUBLICIDADE

Cerca de 40 famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, “Mãos que alimentam a Nação” (Sintraf), de Nortelândia, estão acampadas em frente a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Cuiabá, desde segunda-feira (14). O coordenador do Sintraf, Josafá Santos da Rocha disse que existe um processo na Justiça Federal, envolvendo a fazenda do Grupo Camargo Corrêa e o Incra. " O local ficará ocupado até esta situação ser resolvida".

Rocha informou que foi realizada uma reunião na última quarta-feira (16), onde ficou acordado o empenho dos órgãos em definir a situação da fazenda. "Caso o Grupo Camargo Corrêa ganhe a causa na justiça, o Incra tem a intenção de fazer uma oferta de compra da fazenda. Agora caso o Incra ganhe, o movimento vai entrar com pedido de desapropriação de uma parte ou de toda a fazenda", declarou.

O coordenador do movimento relatou que os acampados estão projetando um grande assentamento para centenas de famílias que dará impulso à economia do município de Nortelândia. "A fazenda abrange uma área de 68 mil hectares, totalizando 51% da área do município e somente 18% está sendo produtiva à pecuária de confinamento", desabafou.

Rocha relatou que há 7 anos, cerca de 600 famílias aguardam o trâmite do processo administrativo de desapropriação. "Tem 2 anos e 5 meses que 200 famílias estão acampadas sobre lonas em frente a porteira da fazenda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE