Caminhoneiros, profissionais liberais, produtores, moradores em Lucas do Rio Verde bloquearam a BR-163 a partir das 07:00hs até às 11h, mas devem retomar às 13h30, protestando desde às 7h, pelo impeachment da presidente Dilma e também são contrários a nomeação do ex-presidente Lula para ministro da Casa Civil passando a ter foro privilegiado e não ser mais investigado pelo juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato. Eles impediram tráfego de carretas, caminhões e veículos. Ambulâncias e viaturas policiais passaram.
"É importante as pessoas participarem e virem aqui para o manifesto e vamos mostrar para o Estado e o país que estamos indignados com tanta corrupção, esquemas, manobras e que o país volte a ter ordem, gestão eficiente e desenvolvimento", disse um dos organizadores.
Os comerciantes em Lucas do Rio Verde estão reforçando o manifesto fechando as portas por algum tempo para também protestar. Dezenas de empresas aderiram. Algumas colocaram cartazes avisando os clientes.
Sorriso
Um grupo de moradores se concentrou na BR-163, às 9hs e bloqueou a rodovia. "Nosso intuito não é atrapalhar. Tem gente demais atrapalhando. Estamos mostrando nossa indignação com a vergonha que está acontecendo na política do país", informou, ao Só Notícias, Leonardo Zancheta, empresário em Sorriso e um dos mobilizadores. O bloqueio foi suspenso por volta das 11hs e será retomado à partir das 14hs.
Comerciantes também estão aderindo e fechando as empresas por alguns instantes como forma de protestar. A Associação Comercial e Empresarial mobilizou empresários para aderirem ao protesto deixando empresas fechadas por uma hora, esta manhã. O presidente Plinio Ficagna (Maninho) disse, ao Só Notícias, que a adesão da área central, por exemplo, chega a 40%. "A população de forma geral mostra sua revolta com toda a roubalheira que está ocorrendo no país", afirmou.
Haverá mobilização à tarde para comerciantes irem ao local do bloqueio na rodovia
Sinop
O bloqueio na BR-163, está previsto, inicialmente para às 15h, nas proximidades do viaduto de acesso ao centro da cidade. A Associação dos Caminhoneiros está fazendo a mobilização. A Associação Comercial e Empresarial e a CDL que definiram fechar as sedes das duas entidades, a partir das 17hs. "Convidaremos todas as empresas. Algumas já se posicionaram que vão protestar e fechar por algum tempo. Está previsto abraço simbólico, com participação de entidades, na sede da Justiça Federal em Sinop em apoio as investigações da operação Laja Jato", informou o presidente da Aces, Nilson Ribeiro, ao Só Notícias.
O presidente da CDL, Luciano Chitolina, disse que o ato será de apoio à justiça, pelas investigações, e a entidade dará apoio ao manifesto pelo bloqueio da 163.
Acadêmicos, profissionais liberais estão se mobilização para ser feito manifesto esta tarde, a partir das 18hs, na praça das Bandeiras.
Nova Mutum
Representantes de entidades reúnem-se, no início da tarde, para definir se haverá manifestação ou algum ato. Em grupos de WatsApp, chegou a ser convocada mobilização para fechamento da 163, mas ainda não foi confirmado.
Guarantã do Norte
Moradores estão organizando protesto para às 18hs, na praça da Cultura. Eles estão convidando moradores para se manifestarem.
Em Rondonópolis, a interdição ocorria no km 203 da BR-364, saída norte do município, desde às 9h25. Segundo a PRF, foi liberado agora, mas sem previsão de volta do protesto.
Em Cuiabá, ontem à noite, houve protestos na praça 8 de Abril, onde estiveram cerca de 200 pessoas se manifestando contra a decisão de Lula ser ministro.
Em vários Estados há protestos, desde ontem à noite,
Há pouco, em Brasília, Lula foi empossado, por Dilma, como ministro da Casa Civil. Ela disse que Lula tem "a grandeza dos estadistas e a humildade dos verdadeiros líderes". Ela também empossou Eugenio Aragão como ministro da Justiça e Mauro Lopes na secretaria de Aviação Civil. O vice-presidente Michel Temer, que preside o PMDB, não foi a solenidade de posse.
Mais de 2 mil pessoas protestaram em frente ao Palácio do Planalto.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 11:30h – fotos: Só Notícias e divulgação)
Bloqueios em Lucas e Sorriso e empresas fechadas