A promotoria de justiça cível de Sinop fará, nesta terça-feira, às 09h30, na sede do MP, o lançamento do projeto Escola Verde, com objetivo de conscientizar a comunidade escolar da importância da preservação ambiental, principalmente na manutenção dos espaços urbanos arborizados e do uso racional dos recursos naturais. Diretores das escolas, creches municipais e demais parceiros vão conhecer o projeto e podem fazer sugestões.
O promotor Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, autor do projeto, a ideia é promover uma gincana educativa com estudantes e professores. As mudas das árvores de espécies nativas que serão destinadas ao projeto foram adquiridas através de termos de ajustamento de conduta desde o ano passado. “As mudas são depositadas no Parque Florestal de Sinop, espaço de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Ação Verde”, explica o promotor.
As datas do plantio serão previamente definidas e haverá participação de representantes das entidades colaboradoras, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que será responsável pelas orientações técnicas. Depois, serão apresentados ao Ministério Público os nomes dos vencedores da gincana e a escolha dos participantes será feita pela direção escolar.
A meta é que todo o projeto seja executado até junho, com a entrega da premiação. São parceiros da iniciativa: Secretária Municipal de Educação de Sinop, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte) Instituto Ação Verde e Embrapa.
A informação é da assessoria.