As estufas de armazenamento de plantas e laboratórios de pesquisas agrícolas no campus da Universidade Federal de Mato Grosso foram invadidos e danificadas por vândalos, esta semana. Eles cortaram parte da tela de proteção, quebraram duas bombas de irrigação e destruíram os experimentos científicos, cultivados há mais de dois anos. Eles ainda furtaram uma bomba costal, pulverizador e defensivos agrícolas. Também danificaram canos de uma bomba.
Segundo o diretor agrário do centro de pesquisa, Frederico Terra de Almeida, o vandalismos "desestimula professores e os alunos que terão que reiniciar suas pesquisas. O prejuízo material é difícil repor devido a falta de recursos”. Almeida disse ainda que cobrou da direção da universidade melhorias na segurança. “Entendemos que há necessidade de aumentar o efetivo da segurança ou esses prejuízos serão constantes. Houve um corte de gastos por parte do Governo Federal e agora temos que aguardar. Já a pesquisa eu acredito que possível recuperar em um tempo considerável”, acrescentou.
O acadêmico de agronomia Gledson Freitas disse, ao Só Notícias, que é "a segunda semana consecutiva que eles entram na faculdade e reviram tudo. Dessa vez quebraram todas as portas em busca de materiais de valores. Os projetos científicos danificados para recuperar acredito que leve pelo menos mais seis meses”.
(foto:Gledson Freitas)