segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Coronel que comandou PM em Sinop e Tangará será sepultado no Rio

PUBLICIDADE

O ex-comandante da Polícia Militar em Sinop e Tangará da Serra, coronel Celso Henrique Barbosa (foto), 48 anos, que faleceu, ontem à noite, em um hospital, em Cuiabá, será sepultado em um cemitério municipal no Rio de Janeiro. De acordo com a funerária Dom Bosco, o corpo saiu da capital mato-grossense às 18h, em um avião da PM.

O velório é no auditório do Comando Geral, na avenida Rubens de Mendonça. Muitos amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e autoridades políticas estão prestando as últimas homenagens ao coronel. Em nota, PM lamentou a morte dele e prestou condolências à família.

Conforme Só Notícias já informou, Celso estava internado desde o último dia 20, após ter sido atropelado por um veículo, na BR-070, perto do município de Nossa Senhora do Livramento. A morte dele foi confirmada, ontem à noite, pelo médico da PM, coronel Juliano Canavarros. “Infelizmente, o quadro agravou nas últimas horas e houve falência de vários órgãos. É uma grande perda”, resumiu. Celso estava em coma induzido, nos últimos dias.

Um boletim divulgado pela Polícia Militar, ontem, apontava que o quadro de saúde dele estava apresentando algumas evoluções, apesar da gravidade. A equipe médica informou que permanecia em coma induzido, com os sinais vitais mantidos por “equivalentes”. A intenção era reduzir, nos próximos dias, as aplicações de medicamentos para verificar a reação do organismo. O oficial teve traumatismo craniano “muito grave” e também várias fraturas.

Após ser atropelado, ele foi socorrido de helicóptero por uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente ocorreu às 8h30, no km 548, quando o condutor, de 45 anos, "teve um mau súbito" e perdeu o controle do veículo. O ciclismo era o esporte preferido do coronel, que era acostumado a pedalar por vários quilômetros.

Celso Barbosa estava na PM há mais de 22 anos. Ele comandou batalhões em várias cidades do Nortão. De 2011 até o final de 2012, esteve em Sorriso. Depois foi promovido e transferido para Sinop, assumindo o comando regional em janeiro de 2013, onde ficou até março do ano passado. Foi transferido para Tangará da Serra e permaneceu até o início do mês passado, quando retornou para Cuiabá.

Repercussão

O senador Blairo Maggi publicou nota, em sua página, lamentando a morte do coronel. "Sua trajetória na PM foi coroada de êxito pelo profissionalismo com que honrava a sua farda. Oriundo do quadro de armamento bélico do Exército Brasileiro, ele ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso em 1993 quando o estado abriu concurso para absorver militares do Exército a fim de formar seu quadro de oficiais".

Em nome do governo estadual, o secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, expressou pesar e "o reconhecimento de toda tropa de segurança pela atuação do coronel e ressaltou préstimos aos familiares. Coronel Celso constituiu uma bela história e tem um currículo de relevantes serviços prestados ao povo de Mato Grosso. É uma perda irreparável a todo sistema de segurança e hoje estamos todos em luto, solidarizamos com a família e com todos os membros da Polícia Militar” disse.

(Atualizada às 18:41h)

Coronel sendo socorrido

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE