O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção do Estado de Mato Grosso (GTCC) apresentou ferramentas de transparência e participação social aos cidadãos dos municípios de Rondonópolis e Pedra Preta. O objetivo da visita institucional é aproximar o cidadão do Governo do Estado, por meio de ferramentas de participação.
A secretária Adriana Vandoni ministrou palestras para os servidores da Escola Técnica Estadual Profissional e Tecnológica de Rondonópolis, vinculada à Seciteci, com o tema “Estratégias de Transparência e Combate à Corrupção do Estado de Mato Grosso”. Ética, probidade administrativa e eficácia na prestação do serviço público permearam a explanação.
Durante o período da tarde, acompanhada do vice-prefeito Rogério Salles, a secretária de Transparência e Combate à Corrupção se reuniu com o Observatório Social de Rondonópolis. Salles defendeu que é necessário alinhar uma forma do Poder Público atuar em conjunto com os Observatórios, para que o trabalho de participação social seja ampliado e seja mais um mecanismo de transformação da sociedade.
Na manhã de sexta-feira, foi realizada uma visita à Prefeitura de Pedra Preta. A prefeita Mariledi Araújo Coelho Philippi reforçou a necessidade da atuação conjunta do Estado e município no fortalecimento das instituições de controle, para a correta aplicação de recursos e acompanhamento da população.
Nos próximos meses o GTCC vai realizar palestras e encontros com gestores e população para disseminar o acesso ao Portal Transparência, do Estado e também daquele município. “Estamos fechando um calendário e nos próximos meses iremos ministrar palestras para os servidores, estudantes e população em geral. A participação social é uma arma poderosa que aproxima a sociedade do Estado. Cidadão bem informado e participativo não aceita o desperdício do dinheiro público. A nossa missão é difundir esses conceitos”, disse a secretária Adriana Vandoni.