O governador Pedro Taques visitou, hoje, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para discutir com os servidores públicos e líderes sindicais as principais necessidades da pasta. Na ocasião, reforçou o compromisso de realizar concurso público para agentes penitenciários o mais rápido possível, conforme anunciado na última quinta-feira (18). A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) ficou encarregada de encaminhar a lei para criação de novas vagas para a categoria, após reunião com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindispen-MT), na semana passada.
Taques pontou a importância da Sejudh para o estado de transformação e garantiu que conhece todas as necessidades da secretaria, principalmente, sobre o sistema penitenciário e a necessidade de ressocialização daqueles que hoje estão inseridos nele. O governador também anunciou a aquisição de uniformes para os agentes penitenciários. “Se amanhã vamos entregar 800 mil uniformes escolares aos estudantes, se estamos comprando uniformes para as polícias civil e militar, por que não para o sistema penitenciário? É um dever do Estado e direito dos servidores”.
Para que as melhorias sejam possíveis, o Estado continua cortando gastos e economizando, segundo o governador. Isso porque 2016 será um ano difícil para as contas públicas, devido à situação encontrada pela equipe econômica do governo ao assumir a gestão em janeiro de 2015 e, ainda, à crise que afeta todo o país. “Estamos fazendo isso para que sobre recursos para fazermos o básico para que os servidores trabalhem com dignidade”.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, disse que a visita do governador é um momento importante para a secretaria, já que essa foi a primeira vez que a pasta recebeu um chefe de Estado. “O governador prestigiou toda a Sejudh e isso demonstra o compromisso do governo do Estado com todas as políticas que atendem à perspectiva do eixo "Viver Bem", do Plano de Governo, para que não possa deixar nenhum cidadão para trás”, observou. “A vinda do governador reafirmou os compromissos celebrados em 2015 e dos novos acordos que estão sendo feitos com toda a equipe para que possamos concretizar as políticas públicas relacionadas as atividades e as missões da Sejudh”.