PUBLICIDADE

Ministra e secretário de Cuiabá debatem plano decenal para a Assistência Social no país

PUBLICIDADE

O primeiro dos cinco Encontros Regionais do Colegiado Nacional de Gestores Municipais  da Assistência Social (Congemas) foi avaliado como positivo pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e pelo presidente do Congemas e secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior.

A avaliação foi feita durante a solenidade de encerramento do encontro realizada, ontem, em  Campo Grande (MS). O encontro deu o pontapé nas discussões em torno da elaboração do plano decenal para a Assistência Social no país, segundo a ministra, que destacou o empenho dos secretários, gestores e usuários da Assistência Social do Centro-Oeste no trabalho de construir um Sistema Único de Assistência Social melhor.

“É uma alegria poder estar aqui partilhando com vocês. O encontro foi de altíssimo nível. As discussões e debates foram reveladores. O nível de amadurecimento que nós temos entre os gestores municipais é muito homogêneo hoje e nos permite avançar nos debates”, disse Tereza.

Durante os dois dias de encontro foram realizados painéis, grupos de trabalho e minicursos nos quais os gestores de diversos municípios discutiram sobre a qualidade da gestão pública, sua estruturação e mecanismos institucionais para avançar em melhorias. Cada participante do encontro pôde contribuir com sua visão sobre as necessidades da assistência e as prioridades a serem trabalhadas no Plano Decenal 2016/2026.

A integração entre Congemas e as outras entidades ligadas a Assistência Social é uma garantia de que haverá avanços na politica, segundo a ministra, porque é nos encontros regionais que se constroem agendas, todos tiram duvidas e discutem sobre o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social.

“Quero agradecer o convite e a oportunidade e vou tentar me comprometer em fazer um esforço de estar nos demais encontros. Acho que vivemos em um momento muito importante nessas atividades tradicionais do Congemas, que é tentar sair de um debate somente entre os de gestores municipais e passar para um debate que seja de construção do Suas, com a participação de todos. Cada vez mais teremos encontros dos Congemas que organizem e nos ajudem a consolidar a nossa agenda ano a ano”.

O secretário de Assistência agradeceu o apoio da ministra, do Estado de Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande na realização do encontro e destacou  que a soma de esforços, o diálogo com a sociedade e as capacitações têm colaborado no avanço do Suas.

“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado do trabalho que desenvolvemos nesses dois dias. Construímos a organização de um encontro regional de maneira que nos pudéssemos considerar as deliberações da Conferência Nacional da Assistência Social, para tratar das especificidades de cada um dos municípios que vieram aqui e mostrar um olhar diferenciado para a construção do plano decenal”.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é de que o trabalho seja mais fácil devido à experiência da última década, com ações que deram certo, as que precisam aprimorar, as ferramentas que deverão ser criadas, uma maior clareza do papel da assistência social.

“Esperamos a participação da ministra nos próximos encontros, dialogando com os gestores e certamente nos ajudando a validar essa construção coletiva, que posteriormente será encaminhada ao Conselho Nacional de Assistência Social. Esperamos que ao final desse processo possamos trabalhar com foco de conseguir uma resolução federal que comporte a construção do plano decenal, visto que teremos mais duas eleições para a Presidência da república. E uma legislação federal dará uma segurança maior nesses novos momentos políticos que teremos pela frente durante essa missão que estamos de construir o plano decenal e o processo de implementação dele”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE