O horário de verão termina no Brasil à meia-noite da passagem deste sábado para domingo. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados. A medida teve início no dia 18 de outubro do ano passado. O horário diferenciado está em vigor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Nestas regiões, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal aderiram à mudança. O horário de verão tem duração fixa de quatro meses, a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do país.
A medida é mais eficaz nos Estados mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade durante a estação. Por isso, a mudança não é mais aplicada nas regiões Norte e Nordeste do País.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão reduzirá a demanda em aproximadamente 2.610 megawatts (MW).