PUBLICIDADE

Lucas: prefeitura entrega salas de aulas para recuperandos do Centro de Detenção Provisória

PUBLICIDADE

A aula inaugural que marca a entrega de duas salas de aula no Centro de Detenção Provisória (CDP) do município foi realizada, ontem. As salas compõem uma área de 100 metros quadrados e contam com banheiro, cobertura com estrutura metálica e áreas para o professor e para os alunos. A prefeitura disponibilizou todos os materiais e o local foi construído com mão de obra dos recuperandos.

O espaço é destinado à educação de ensino fundamental, ensino técnico e profissionalizante e atividades que visam a ressocialização dos recuperandos.  Inicialmente, as salas vão atender 40 alunos matriculados no ensino fundamental e 40 alunos que participam da oficina de canto promovida pela Associação Aplausos. Durante a inauguração, um grupo de recuperandos soltou a voz e mostrou tudo o que foi aprendido durante a oficina de canto.

O juiz da 4ª Vara da Comarca de Lucas do Rio Verde, Hugo José Freitas da Silva, pontuou que está em andamento um trabalho que visa ampliar as opções para que os presos possam se qualificar e se educar para que possam voltar para a sociedade. “É preciso pensar que esses recuperandos, mais cedo ou mais tarde vão ganhar a liberdade, nessa perspectiva não adianta apenas coloca-los dentro dessa estrutura, como se fosse um objeto, mas sim qualifica-los, reeduca-los para o retorno para a sociedade, a educação tem papel fundamental nesse aspecto”.

Com a proposta da reinserção social, em 2014, a prefeitura inaugurou dentro do CDP o Espaço de Trabalho e Produção Vida Nova. O projeto consiste em qualificar o trabalho dos recuperandos com a fabricação de artefatos de cimento, como blocos, pavers e telhas.

O diretor da unidade, Renato de Luna Dantas, ressaltou que estas iniciativas são muito importantes para a recuperação destas pessoas. “Nós temos que fazer algo para o recuperando enquanto ele está aqui para que ele retorne para a sociedade de forma digna e não venha cometer mais crimes. Acreditar que na volta à sociedade, tendo essa chance aqui, irão aplicar o que foi colocado na questão da educação”.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, a qualificação profissional e a educação são fundamentais para que os recuperandos retornem ao mercado de trabalho com mais oportunidades. “Para nós é sempre um avanço poder participar, principalmente aqui onde tem muitos problemas sociais. Oferecemos essas salas de aula, onde as pessoas vão poder se qualificar e procurar o conhecimento para que quando elas forem sair daqui, encontrem lá fora uma sociedade apta a acolhe-los”.

O recuperando Diego Luds, participante da oficina de canto, relatou que o sistema carcerário do Brasil é muito precário, mas graças ao empenho da sociedade na execução desses projetos é possível alavancar novas oportunidades para que os recuperandos sejam transformados.

“Ficamos muito felizes com essas salas, tem muitas pessoas aqui dentro que não sabem ler, pessoas que não tem nem o ensino escolar, então essa sala de aula veio para ajudar muito as pessoas que não sabem ler. Dentro da própria cela a gente começa a ensinar o pouco que a gente sabe e as pessoas se esforçam, imagina agora que tem a sala de aula e os professores. Nós agradecemos muito as autoridades, pelas pessoas que confiaram a depositaram todo o crédito, sabemos que é uma coisa que pode se expandir mais. Muitas pessoas vão sair daqui lendo e estudando e quem sabe fazer um curso, concurso, uma pessoa educada e socializada, muito diferente de quando entramos aqui”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.790 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE