A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Secretaria de Estado de Cidades vão firmar um termo de cooperação para a execução de Gestão Descentralizada de Projetos. A iniciativa é uma experiência piloto e a primeira ação visa a construção de moradias para Quilombolas.
O termo de cooperação prevê a realização de ações no prazo de 36 meses, que poderá ser prorrogado conforme interesse dos órgãos. O projeto prevê quatro ações que envolverão professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo que receberão bolsas de estágio e pró-labore e também melhoria dos computadores do Laboratório de Projetos e Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo.
A primeira demanda que deve ser executada por meio do convênio é a elaboração de propostas de Moradia em Comunidade Quilombola, que promovam o atendimento das necessidades básicas em consonância com os costumes locais, juntamente com a utilização de materiais oriundos de apreensão para redução dos custos finais das unidades habitacionais. A cooperação também estabelece que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unemat preste assessoria e consultoria técnica às organizações sociais que trabalhem com o programa de inclusão social Minha Casa, Minha Vida, que são intermediadas pela Secretaria de Cidades.
Para a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, essa parceria é uma iniciativa singular tanto para a Universidade que poderá prestar ao Estado de Mato Grosso um serviço de qualidade, promovendo a integração de conhecimentos técnicos, científicos e acadêmicos com pesquisa e extensão. “Nossos alunos e professores se beneficiam uma vez que podem executar e colocar em prática o que a teoria ensina, e a sociedade de Mato Grosso também se beneficia, porque a universidade que é financiada pela população pode usufruir do que ela produz. Além disso, temos colocado para o governador Pedro Taques e todos os órgãos públicos, que a Unemat está à disposição para colaborar e essa é uma prova de que as parcerias podem beneficiar a quem mais precisa”.
Além da reitora Ana Di Renzo, o vice-reitor, Ariel Lopes Torres, também participaram do encontro o secretário das Cidades, Eduardo Chiletto, secretário adjunto de Políticas Urbanas, Claudio Santos de Miranda, a coordenadora de Planejamento, Fomento e Execução de Planos e Programas Habitacionais da Secid, Karina Marcondes Colet, e o Coordenador de Assistência Técnica e Urbanização de Assentamentos Precários, Ruy Shuiti Otsubo.