PUBLICIDADE

Governo poderá remanejar recursos para combater Aedes, afirma ministro

PUBLICIDADE

Apesar da crise financeira, o governo federal poderá remanejar recursos para combater o mosquito Aedes aegypti, se for necessário. A informação é do titular da Secretaria de Governo da Presidência da República, ministro Ricardo Berzoini, que esteve hoje (13) em Manaus, no Amazonas, para participar das ações do Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika.

“A presidenta Dilma já anunciou que não faltarão recursos, mesmo nesse ambiente de difícil gestão orçamentária. Se necessário, vamos remanejar orçamento para assegurar que não faltem recursos [no combate ao mosquito]”, afirmou Berzoini.

O ministro pediu ainda a participação da população. “A ação do governo é fundamental, mas a ação da sociedade é decisiva. Se não houver uma mobilização em cada casa, em cada propriedade comercial, em cada local que possa haver criadouro, todo o esforço governamental e daqueles que estão mobilizados pode ser colocada em risco pela omissão de uma parcela minoritária, que não se mobiliza”, disse.

"Esse mosquito é extremamente nocivo para a sociedade e ele precisa ser enfrentado por todos. Assim como a educação só é possível quando os pais e as escolas se unem e quando tem políticas públicas, assim também [em relação ao Aedes], para que a gente possa combater na origem, essas doenças todas decorrentes desse mosquito. Precisamos todos nos unir”, declarou Melo.

O Aedes aegypti, que até pouco tempo era conhecido apenas como o transmissor do vírus da dengue e da febre amarela, agora também é conhecido por transmitir chikungunya e o vírus da Zika, que quando infecta gestantes pode provocar microcefalia nos fetos.

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância internacional devido à relação entre o Zika e a malformação e estima que, em todo continente americano, até quatro milhões de pessoas serão infectadas pelo vírus em 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura vai fortalecer patrulhamento em Sorriso com novos veículos à guarda

A administração pública iniciou os trâmites de pregão eletrônico,...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 294,6 mil na Mega-Sena

O apostador de Canarana (644 km de Cuiabá) acertou,...

Dois carros caem em vala de escoamento após colisão em Sinop

O acidente envolvendo VW Voyage prata e Nissan Sentra...
PUBLICIDADE