PUBLICIDADE

Bombeiros participarão de mobilização em MT contra mosquito da dengue

PUBLICIDADE

O governo do Estado convocou parte do efetivo do Corpo de Bombeiros para atuar na mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, realizada neste sábado (13.02) em todo país. O Ministério da Saúde destacou como prioridade 11 municípios, que receberão uma equipe formada por bombeiros, agentes de endemias e comunitários de saúde, agentes e voluntários da Defesa Civil e militares do Exército, que irão inspecionar, eliminar os focos de criadouro do mosquito e orientar moradores.

Na capital, serão destinados 100 alunos bombeiros para realizar o trabalho, juntamente com as equipes municipais e o Exército. O bairro Dom Aquino irá receber a primeira vistoria do ano, já que é tem um dos maiores índices de criadouros, de acordo com a prefeitura de Cuiabá. Em Várzea Grande, o bairro escolhido é o Ponte Nova, também com grande número de casos. No local, 50 alunos darão o apoio aos agentes. Também serão encaminhados 40 futuros militares para Chapada dos Guimarães, que terá vistoria em todos os bairros.

O comandante Geral dos Bombeiros Militar, coronel Julio Cesar Rodrigues assegura que a missão será cumprida pelo efetivo e comenta que a participação dos bombeiros é primordial nas ações preventivas. “Nosso apoio será para conscientizar as pessoas e averiguar as edificações para que não existam focos. Além disso, estamos disponibilizando os alunos para fortalecer essa demanda e conseguir atender a todos que estão muito próximos dessas doenças”.  

Além dos três municípios citados, outros oito serão prioridade: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Primavera do Leste e São Felix do Araguaia. Nos sete primeiros, a mobilização será feita pelas próprias unidades de bombeiros local, já em São Felix do Araguaia serão encaminhados militares do Exército, como explica o superintendente da Defesa Civil, tenente – coronel BM Abadio Cunha.

“Estamos apoiando todos os municípios que foram determinados como prioridade, como também aqueles que solicitam equipe. Como exemplo, Nova Brasilândia que solicitou e encaminharemos, cerca de 40 alunos bombeiros para ajudar na vistoria”.

A ação faz parte do decreto de Situação de Emergência de Importância Nacional divulgado pelo Ministério da Saúde.  Todos os trabalhos estão sendo acompanhados pela Defesa Civil do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE