As obras iniciaram em dezembro na unidade de saúde do bairro Pioneiro, o PSF V, e foram concluídas nos últimos dias. A reinauguração ocorreu, ontem à tarde. A readequação permitiu que a unidade oferte a mesma infraestrutura oferecida em todos os PSFs. Foram investidos pela prefeitura aproximadamente R$ 45 mil.
Com a readequação dos espaços, a unidade conta agora com ampla recepção, consultório odontológico, sala para coleta de preventivo e sala de acolhimento. O espaço também ganhou pintura, novos aparelhos de ar condicionado e jardim.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, com a saída do antigo Centro de Fisioterapia, que funcionava ao lado da unidade, um amplo espaço ficou livre e foi utilizado para ampliar os serviços do PSF.
“A prefeitura pretende fazer a padronização das unidades de saúde, inclusive da parte física, daí surgiu a necessidade de readequarmos algumas unidades que ainda não tinham as mesmas qualidades que as unidades novas, um exemplo é este posto, que veio praticamente antes do município e precisava deste cuidado”, ressaltou Azambuja.
O presidente da Associação de Moradores do bairro, Daltro Figur, pontuou que a reforma vai melhorar o atendimento aos moradores. “A população do bairro sempre foi bem atendida, e essa reforma vai dar mais conforto para os moradores do Bairro Pioneiro e todos que vão ser atendidos aqui”.
O prédio do PSF V faz parte da história da cidade, pois foi um dos primeiros pontos de atendimento de saúde do município. O local foi inaugurado em agosto de 1982, como um posto do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) e permaneceu até 1994, quando se tornou um posto da Fundação Nacional de Saúde. E foi incorporado pelo município no final da década de 90.