PUBLICIDADE

Sema inspeciona parques e unidades do órgão em busca de focos do Aedes aegypti

PUBLICIDADE

Para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus -, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou na última quinta-feira (28) a segunda inspeção de limpeza intensificada na sede do órgão em Cuiabá, nas 11 unidades regionais no interior e nos parques urbanos da capital Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô, conforme estabelece a Portaria nº 43, publicada no Diário Oficial do dia 19 deste mês.

Durante a inspeção nos parques, realizada pela equipe terceirizada de limpeza, foram retirados sete sacos de lixo de um litro. De acordo com o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, a portaria intensificou um trabalho que já é feito diariamente. “Estamos num momento critico em que todo o Brasil enfrenta a proliferação das doenças causadas pelo mosquito. Precisamos contar com a colaboração dos visitantes dos parques para que não descartem resíduo em lugares impróprios o que contribuirá para a eliminação dos criadores do inseto.”

No parque Mãe Bonifácia foi coletado um saco de lixo. Para o gerente do local, o coronel da PM Celso Benedito Pinheiro, os visitantes da unidade estão mais conscientes e contribuindo com a limpeza do parque, além disso, com a limpeza diária praticamente não existe acúmulo de resíduos. “Vejo que após o trabalho do Estado em mobilizar as secretarias e a população para o combate ao mosquito, as pessoas estão mais sensibilizadas com a questão”. Foram retiradas dos parques Zé Bolo Flô três sacos de lixo, mesma quantia coletada no Massairo Okamura.

Já na sede da Sema, a gestora do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados, Alessandra Moreira da Silva, explica que a equipe de limpeza realizou um trabalho de monitoramento no órgão. Durante a atividade foi retirada água dos recipientes encontrados, como vasos de plantas e do lixo acumulado. “Apesar de ter essa portaria, a limpeza é rotineira, a equipe monitora toda a secretaria e se preocupa em eliminar possíveis criadouros do mosquito, por isso depois da chuva também verificamos se há possíveis focos, como buracos feitos pela chuva com acumulo de água ou bueiros”.

Sobre a portaria

O documento também regulamenta o Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a designação de dois servidores da Sema para compor o Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti: Vânia Montalvão e Sérgio Batista Figueiredo, que são, respectivamente, superintendente de Educação Ambiental e Coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental. A portaria tem validade de 90 dias, período que ainda é considerado de muita incidência de chuvas em Mato Grosso. As equipes responsáveis pela limpeza nas unidades e nos parques deverão apresentar à gestão da Sema em Cuiabá relatório quinzenal de limpeza com enfoque nos criadouros do mosquito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE