PUBLICIDADE

Iniciativas ajudam MT Hemocentro a manter estoque de sangue

PUBLICIDADE

O MT Hemocentro recebe em média 40 doações de sangue por dia no período entre as festas de fim de ano e o carnaval, sendo que o necessário seria de 140 a 200 doações/dia. Para agravar essa situação, na semana que antecede o carnaval o número de doações reduz ainda mais. A direção da unidade precisa manter os estoques para atender às demandas por transfusões dos hospitais públicos e serviços de urgência e emergência. Assim, qualquer iniciativa para repor o banco de sangue é bem vinda.

Um exemplo de ação solidária é dos oficiais da Marinha do Brasil. Quando os oficiais souberam da necessidade de doações, eles promoveram um chamamento junto à Delegacia Fluvial de Cuiabá para contribuir com o MT Hemocentro. Ontem pela manhã, dez oficiais realizaram a doação de sangue e, durante a semana, outros membros da instituição também devem participar.

Outra ação para estimular a doação de sangue é promovida por uma emissora de TV da capital com a campanha “Seja quem for. Seja um doador”. O propósito é ajudar a formar um estoque estratégico para atender as transfusões durante o período de carnaval. A campanha começou, ontem, e segue até sexta-feira (29) com uma série de reportagens, sanando dúvidas e estimulando os telespectadores a doar sangue.

A diretora do MT Hemocentro, Eliane Curvo afirma que iniciativas como essas buscam estabilizar o estoque de sangue do órgão para o período do carnaval. “Além do fluxo nas emergências e maternidades, temos que trabalhar com a possibilidade de um aumento de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo. Por isso, aumentar o estoque é uma ação preventiva e necessária”.

Outro desafio é conseguir doadores fidelizados – que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens entre cada doação – e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do SUS em todo estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE