Responsável por dar andamento às obras de mobilidade urbana que não foram conclusas para a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) realizou um levantamento sobre a situação de cada um dos contratos que se encontram vigentes. A pasta, desde fevereiro do ano passado, tem desenvolvido trabalho planejado para que todas as construções sejam concluídas com qualidade e dentro do novo prazo estipulado.
Além das auditorias realizadas pela equipe técnica e de fiscalização da Secid, a retomada das obras também conta com a assinatura de Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) entre o governo e o Tribunal de Contas (TCE). A parceria, que foi firmada nos meses de outubro e dezembro, contribui diretamente para que as obras sejam executadas de forma regular nos âmbitos jurídico, administrativo e técnico.
Atualmente, três obras já foram entregues, sendo elas as duplicações da estrada da Guarita e da rodovia Mário Andreazza, além do viaduto Jamil Boutros Nadaf (viaduto da Sefaz). Há também seis obras que seguem em andamento. São elas: Complexo Viário do Tijucal, Trincheira Verdão/Santa Isabel, Centro Oficial de Treinamento da UFMT, avenida Parque do Barbado, Aeroporto Marechal Cândido Rondon e o retaludamento do Morro do Despraiado.
Sobre o contrato que prevê a restauração asfáltica no entorno da Arena Pantanal, este já teve os serviços finalizados. Já em relação às demais obras de mobilidade referentes às obras da Copa do Mundo, a Secid informa que está sendo realizado trabalho técnico e também de repactuação dos cronogramas, conforme previsto pelo Tribunal de Contas do Estado. As etapas são necessárias para que as obras tenham o devido andamento.
De acordo com o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, o andamento das obras é reflexo do trabalho planejado e em conjunto com demais órgãos estaduais e de controle. O cumprimento das ações relacionadas às obras da Copa do Mundo faz parte do compromisso que o Governo de Mato Grosso tem com a população.
“Fizemos um compromisso com os mato-grossenses e vamos cumprir conforme prevê a legislação. A população merece estas obras finalizadas e com a devida qualidade”, frisou Chiletto.