O clima ruim foi preponderante para que o avião Neiva EMB-202, que se envolveu em acidente em Campo Verde, em janeiro de 2011, tivesse que pousar na pista não homologada de uma fazenda. Ele havia partido de outra propriedade para aplicação de inseticida na plantação de soja, mas na aterrisagem, passou do limite lateral e acabou batendo com o trem de pouso em uma vala. O piloto não se feriu. Os dados são do relatório conclusivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo o relatório, “o nariz da aeronave chocou-se contra o solo, resultando na quebra da parte traseira da fuselagem, causando danos ao leme directional”. Ela “teve danos substanciais no motor, na hélice, na fuselagem e no leme directional”.
O piloto estava qualificado e possuía experiência suficiente para realizar o tipo de voo. A aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido e as cadernetas de célula, motor e hélice estavam com as escriturações atualizadas.