Cuiabá receberá R$ 1,1 milhão do governo do Estado para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Esta manhã, a secretária de Saúde em exercício, Iracema Queiroz, e o secretário-adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, se reuniram com o assessor executivo do Gabinete de Relações Políticas do governo do Estado, Ricardo Amorim. O anúncio do repasse dos recursos será feito no próximo dia 20, às 14h, no Cenarium Rural.
Segundo Ricardo Amorim, o Estado irá repassar R$ 20 milhões do Tesouro estadual para os 141 municípios mato-grossenses. “Os recursos irão auxiliar os municípios a se adequarem às ações de combate ao mosquito. Cada Prefeitura definirá a aplicação do dinheiro”.
Amorim informou que a ideia do governador Pedro Taques é que os municípios executem ações emergenciais e constantes. “Não adianta o cidadão fazer a sua parte e os vizinhos não. O governador quer dar uma chacoalhada em todo o Estado e envolver todos os entes públicos”, disse ele ao afirmar que o governo do estado “quer o apoio de Cuiabá para essa grande ação”.
Para a solenidade do dia 20, estão sendo convocados prefeitos e secretários de Saúde, além de agentes de combate a endemias. Durante o evento será assinado o Termo de Cooperação com os municípios e o governo do estado irá apresentar o Plano Emergencial de Enfrentamento a Dengue, Chikungnya e Zica Vírus, que reúne ações preventivas.
A secretária de Saúde em exercício, Iracema Queiroz disse que “a parceria e cooperação entre governo do estado e municípios é a única forma de enfrentar a situação que vem se agravando. Cuiabá, sob o comando do Prefeito Mauro Mendes, assumiu esse compromisso, de trabalhar para diminuir o número de focos na capital”.
O secretário-adjunto de Assistência, Daoud Abdallah lembrou a situação difícil dos municípios. “Nesse momento, de cortes na carne, como diz nosso prefeito Mauro Mendes, que tem orientado os gestores a dar respostas às demandas da população com criatividade e finalizar os compromissos já assumidos, é fundamental essa cooperação”.
A coordenadora de Vigilância em Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho lembrou que as ações precisam ser intensificadas tendo em vista a aproximação com o carnaval, momento em que muitas pessoas viajam. “Estamos bastante apreensivos mas queremos lembrar que todos somos responsáveis por manter nossos quintais limpos, por retirarmos o chamado lixo da dengue, cuidar das nossas caixas d’água. Não é só denunciarmos os vizinhos, mas todos temos trabalho a fazer”, lembrou.
A diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Miranda falou sobra a ação emergencial realizada no bairro Pedra 90, em dezembro e lembrou que Cuiabá já possui o seu plano de contingência da dengue, trabalha em parceria a Defesa Civil nas ações de enfrentamento da microencefalia e já está finalizando o planejamento das ações emergências nos bairros da capital com maiores números de infestação predial.
“Estamos voltados ao planejamento de ações preventivas, de rotina e assistencial”, destacou. Entre as ações que estão sendo planejadas está a limpeza de todas as unidades de saúde da capital.