PUBLICIDADE

Metade da concretagem da área de montagem da usina de Sinop é executada

PUBLICIDADE

Cerca de 50% das obras da área de montagem da Usina Hidrelétrica de Sinop foram executadas até o mês passado. Do total previsto para lançamento de concreto nessa estrutura (15 mil m³), foram executados 8,4 mil m³ desde o início dos trabalhos na área de montagem, em julho.

Após a conclusão, essa estrutura servirá para a montagem das turbinas da usina. Isto é, todas as peças que compõem o conjunto gerador são transportadas em carretas até a área de montagem, onde o rotor é montado e depois transportado por meio de pontes rolantes que têm o fim específico de mover peças de grandes dimensões até a casa de força, estrutura onde efetivamente é gerada energia elétrica.

Conforme explica o gerente de Obras, Bruno Gondouin, o rotor do gerador pesa 500 toneladas, por isso sua estrutura é feita em etapas e finalizada na área de montagem. “A turbina hidráulica e o gerador de uma usina hidrelétrica são formados por diversos componentes mecânicos. Por isso, parte a parte eles vão sendo montados e levados para a casa de força”.

Dentre esses componentes estão o pré-distribuidor, que distribui e direciona o fluxo da água em torno do rotor da turbina, o qual gira com o movimento da água e transfere o movimento para o gerador, que por sua vez converte a energia mecânica em elétrica. O pré-distribuidor também serve de estrutura para apoiar os componentes do distribuidor e da parte giratória da máquina.

A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil. “Essa é a terceira maior turbina em capacidade de geração desse modelo no mundo. Na prática, significa redução de custos com o mesmo montante de geração de energia”.

A geração de energia do Empreendimento deverá atender a 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso. Desde o início da construção das estruturas da UHE Sinop, 34% da concretagem prevista já foi executada, totalizando cerca de 123 mil m³ de concreto lançado nas adufas de desvio, muros, vertedouro, casa de força/tomada d’água, área de montagem e barragem de Concreto Compactado a Rolo (CCR). Até a conclusão das obras, cerca de 358 mil m³ serão utilizados nessas estruturas.

Nas adufas de desvio a previsão de concretagem é de 40 mil m³, tendo sido executados 46% (18 mil m³); no vertedouro deverão ser lançados 58 mil m³ de concreto, sendo que 53% (30 mil m³) foi executado; na casa de força/tomada d’água foram lançados 17 mil m³ (13%) do total previsto (133 mil m³). Na etapa da barragem já executada foram lançados 12 mil m³ de concreto, cerca de 54% do total de 22 mil m³. E nos muros, cinco ao total, que compõem toda a estrutura, cerca de 40% da concretagem foi executada, sendo 35 mil m³ dos 88 mil m³ previstos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Colíder contratam 33 profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 33 novas vagas...

Inscrições para concurso do Tribunal de Justiça em MT encerram dia 29

O concurso público para provimento de cargos de primeiro...

Chuva provoca queda de muro e de árvores em Sorriso

Equipes da prefeitura já estão trabalhando na minimização dos...
PUBLICIDADE