PUBLICIDADE

Valetas em pista fizeram piloto perder controle de avião em MT, diz Cenipa

PUBLICIDADE

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a causa do acidente envolvendo um avião Embraer EMB-810C, em Campo Verde, em abril de 2010. O pilo perdeu o controle ao confundir uma área de vegetação rasteira, com valas, existente perpendicularmente a uma das cabeceiras, com a pista de pouso. Ele e quatro passageiros não se feriram. O documento foi disponibizado recentemente.

Segundo o relatório, a aeronave decolou do aeródromo de uma estância com destino a uma fazenda. Consta que no momento do pouso, o piloto confundiu uma área de vegetação rasteira. “Durante a corrida após o pouso, os trens de pouso colidiram contra algumas valetas, resultando na perda de controle”.

A Cenipa recomendou à empresa responsável pela aeronave “criar mecanismos de supervisão das suas atividades aéreas, visando assegurar-se do adequado planejamento dos voos, em especial no tocante ao conhecimento prévio das características do aeródromo a ser utilizado”.

Foi recomendado a Agência Nacional de Aviação Civil alertar quanto aos riscos decorrentes de um deficiente planejamento de voo e de inadequada supervisão gerencial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE