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Comissão é formada para implantar gestão socioambiental na Controladoria do Estado

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A fim de instituir uma política de responsabilidade socioambiental em suas atividades administrativas e operacionais, a Controladoria Geral do Estado (CGE) formou uma comissão de servidores para coordenar a implantação e o desenvolvimento do programa “Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)” no órgão.

O A3P é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem entre seus objetivos: minimizar impactos socioambientais das atividades governamentais, construir uma cultura institucional que possibilite a melhoria da qualidade no ambiente de trabalho, promover a gestão adequada de resíduos e combater o desperdício.

Em outubro do ano passado, o governo estadual aderiu à proposta, cabendo à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) coordenar, monitorar e avaliar os trabalhos no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, juntamente com as comissões criadas em cada secretaria.

A equipe de servidores da CGE já recebeu as primeiras orientações do Ministério do Meio Ambiente e da Sema acerca de como implementar as iniciativas de gestão socioambiental na administração pública.

A servidora Sandra Mieko, designada para coordenar os trabalhos da Comissão Gestora da CGE, ressalta que o grupo vai estruturar o programa, mas a execução das ações caberá a cada um dos servidores da Controladoria, mediante a adoção de pequenos hábitos com grande alcance ambiental.

Por isso, cada setor terá no mínimo um servidor-facilitador, devidamente capacitado, para intermediar a aplicação das diretrizes definidas pela Comissão Gestora e elaborar dados de consumo e descarte de resíduos, bem como encaminhar resultados periódicos à referida Comissão.

A secretária adjunta de Auditoria (CGE), Kristianne Marques, destaca que a CGE já desenvolvia algumas ações esparsas com foco socioambiental, como incentivar os servidores do órgão a imprimir nos dois lados da folha, fazer uso racional da energia elétrica e utilizar um copo retornável por dia ou uma caneca para beber água no ambiente de trabalho.

Agora, com a adesão ao Programa A3P, a vocação do órgão para a responsabilidade socioambiental será reforçada com ações sistematizadas, com base em critérios, normas e instrumentos técnico-ambientais.

A secretária adjunta salienta que a iniciativa será desenvolvida também no contexto do programa interno “Ser CGE”, voltado ao exercício da cidadania e ao reconhecimento pessoal, profissional e ético do quadro funcional do órgão.

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