PUBLICIDADE

Tribunal aprova implantar na justiça em Sinop varas especializadas da infância e delitos do tóxico

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou, em decisão unânime, a instalação da Vara Especializada da Infância e Juventude e da Quarta Vara Criminal (especializada para processar e julgar delitos de tóxico) da Comarca de Sinop. Os desembargadores analisaram o processo ‘Diversos/2016’, de autoria da juíza diretora do Foro da Comarca de Sinop, Débora Roberta Pain Caldas, e do coordenador da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do tribunal, desembargador Marcos Machado.
 
“Não obstante a aludida comarca tenha sido elevada a mais alta categoria na estrutura organizacional deste Poder e tenham sido editadas leis objetivando a estruturação de pessoal”, a “comarca possui, até os dias atuais, de modelo de estrutura de pessoal similar à de Terceira Entrância, pelo que se faz necessário dar início para que, efetivamente, se comporte em categoria de Entrância Especial”, salientou o presidente do tribunal, desembargador Rui Ramos Ribeiro, em seu voto.
 
Na comarca tramitam atualmente, na Quinta Vara Cível, 2.091 processos relativos à Infância e Juventude.  Esse número aponta “que a unidade judiciária (5ª Vara) com tamanha envergadura constitucional já não se mostra suficiente para atender o município de Sinop e região, em constante expansão, sendo imperiosa a criação de uma unidade judiciária especializada, retirando-se a competência da 5ª Vara Cível, que passará a processar e julgar somente os feitos de família”, explicou. Na nova vara especializada de infância e juventude tramitarão os feitos infracionais e não infracionais (cíveis).
 
Já com relação à nova vara criminal o magistrado salientou que a legislação especial e as informações relativas ao quadro da criminalidade e violência dos órgãos de segurança pública e autoridades policiais demonstram a necessidade de atuação especializada do Poder Judiciário na respectiva circunscrição.
 
As duas novas estruturas no judiciário sinopense entram em funcionamento em 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE