PUBLICIDADE

TJ revoga prisão de policial militar acusado de vazar informações da Operação Convescote

PUBLICIDADE

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deferiu o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do policial Franckciney Canavarros Magalhães e revogou a prisão do militar. Ele é réu por supostamente negociar informações na Operação Convescote.

Franckciney está preso desde o dia 15 de setembro sob acusação de se aproveitar de seu cargo no Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) para ter acesso a documentos sigilosos da investigação e negociá-los com outros alvos da operação.

A Convescote apura desvios de dinheiro público em convênios celebrados entre a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual e instituições públicas. Em Mato Grosso, a Faespe recebeu mais de R$ 70 milhões em contratos, mas até o momento, as investigações constataram desvio de pelo menos R$ 3 milhões.

Ainda na 1ª fase da Operação Convescote, as investigações apontaram que o policial teria agido de forma a obstruir as apurações, além de ter solicitado vantagem indevida a investigados.

Durante julgamento do habeas corpus, o relator, desembargador Sakamoto, votou por deferir o pedido, sendo acompanhando pelo desembargador Marcos Machado.

Apenas o desembargador Rondon Bassil foi divergente, mas foi voto vencido. Com isso, foi revogada a prisão do policial. Agora, Franckciney deve seguir trabalhando no setor administrativo da PM.

Por suposta participação no esquema, 22 pessoas já foram denunciadas à Justiça. A denúncia foi aceita pela juíza da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, Selma Arruda.

Além do crime de constituição de organização criminosa, também há indicativos da prática de peculato, lavagem de capitais e corrupção ativa. Ao todo, quatro fases da operação já foram deflagradas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE