Com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o Procon do município registrou no mês de novembro 396 reclamações. Destas, 296 foram resolvidas em atendimento preliminar, ou seja, o problema apresentado pelo consumidor teve solução imediata, sem necessidade de abertura de processo.
Das empresas mais reclamadas neste período, o primeiro lugar ficou com uma empresa de telefonia móvel, com 65 reclamações; em segundo, a concessionária de energia elétrica, com 13. Também entram na lista de principais reclamações outras duas empresas de telefonia, consócio de veículos e uma empresa de tv a cabo.
Também foram registrados 34 atendimentos “Simples Consulta” e 60 abertura de CIP, que consistem em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.
Foi realizado o agendamento de 32 audiências de conciliação, sendo que 10 foram realizadas, três reagendadas e o restante canceladas por resolução do problema antes da data da audiência.
O atendimento do Procon é das 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na avenida Paraná, no Centro.