Emerson de Brum e Hailton Viana de Paula, ambos 27 anos, foram condenados a oito anos de prisão, ontem em júri popular, pela tentativa de homicídio contra Agnaldo dos Santos, (na época com 20 anos). O crime ocorreu em setembro de 2008, em frente a uma residência, na rua dos Uirapurus, no Jardim das Nações.
Os jurados entenderam que os dois foram os responsáveis pela tentativa de homicídio. Também julgaram que o crime foi qualificado, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. A sentença condenatória foi fixada pela juíza Rosângela Zacarkim. Ela decidiu ainda que a pena deverá começar a ser cumprida em regime semiaberto.
Poucos dias após o crime, a Polícia Civil prendeu Emerson, a aproximadamente 30km de Sinop, em um ônibus que seguia com destino a Carapó (MS). Ele acabou confessando o crime. Pouco depois, os investigadores localizaram Haitlon, em uma casa na rua dos Pavões, no Recanto dos Pássaros. No local foram encontradas duas armas (um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22).
Os dois ficaram presos pela tentativa de homicídio entre setembro de 2008 e março de 2009. Emerson segue em liberdade. Hailton, no entanto, está preso por outro crime. Ainda cabe recurso contra a sentença condenatória.