PUBLICIDADE

Sinop: 51 guardas começam curso preparatório e devem trabalhar armados no 2º semestre do ano que vem

PUBLICIDADE

Os 51 guarda civis municipais, que começou capacitação de seis meses, devem trabalhar, armados, a partir do segiundo semestre do ano que vem, auxiliando na segurança pública. O efetivo terá aulas teórica e prática totalizando 500 horas. Para cada matéria haverá uma avaliação e, ao final, serão submetidos à avaliação psicológica de estabilidade emocional para fins de porte de arma de fogo. A exigência é de treino prático com 150 tiros, sendo que durante o curso os guardas farão aulas práticas com o dobro exigido pela legislação: 300 tiros.

De acordo com o consultor da empresa vencedora da licitação, Elvis de Jesus, o curso é composto de 22 disciplinas, reguladas pela secretaria nacional de Segurança Pública, atendendo a matriz curricular para formação de profissionais de segurança, que passam por aulas que vão desde relacionamento interpessoal, ética profissional e se encerra na fase do curso de armamento e tiro. Foi desenvolvida uma plataforma de educação à distância (EAD), para algumas aulas teóricas e toda a parte prática do curso será realizada em Sinop.

“Teremos técnicas operacionais defesa pessoal pronto socorrismo, noção de direito constitucional, penal, processual penal, português instrumental. Cada disciplina tem uma avaliação própria e, ao final, os guardas serão submetidos a uma avaliação psicológica de estabilidade emocional para fins de porte de arma de fogo e uma avaliação prática de manuseio de arma de fogo. Para que se garanta o porte legal e consciente”, explicou o consultor, através da assessoria.

Serão investidos R$ 112 mil no curso preparatório e são recursos próprios da prefeitura, por meio da secretaria de Trânsito e Transporte Urbano. A empresa vencedora do processo licitatório é de São Paulo.

A prefeita Rosana Martinelli disse que foi feito "remanejamento no orçamento para que a gente pudesse contemplar esse curso que vai proporcionar a Guarda Municipal um avanço muito grande. Estamos investindo muito esse ano em tecnologia, por exemplo, colocamos o prontuário eletrônico para toda a guarda. Esse curso que é uma demanda muito grande que há muito tempo toda a guarda estava pedindo e esperando. A gente está muito feliz de proporcionar esse avanço, porque é uma maneira que o município tem de contribuir com a segurança pública”, declarou, na solenidade de lançamento do curso, realizada na câmara.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Gilson de Oliveira, os vereadores Joacir Testa (PDT) e Dilmair Callegaro (PSDB), o delegado Regional da Polícia Civil, Sérgio Ribeiro e demais lideranças.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE