O balanço divulgado pelo Anuário do Fórum de Segurança Pública apontou que em Mato Grosso houve um aumento de 8.4% nos casos latrocínios (roubo seguido de morte) entre os anos de 2015 e 2016. Segundo o levantamento, foram assaltadas e mortas, no primeiro ano, 59 pessoas. No mesmo período do ano passado, houve 64 casos. No Brasil, nos dois últimos anos foram mais de 5 mil pessoas mortas nesta modalidade de crime.
De acordo com a organização, os dados correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas. O levantamento é dividido por grupos e Mato Grosso está no primeiro grupo, que é considerado com maior qualidade das informações. No mesmo estão Minas Gerais (-4.9%), Acre (-20%), Paraíba (-33%), Paraná (-5.1%), Santa Catarina (-12.6), que apresentaram redução. Já o Amazonas (27%), Ceará (35%), Espírito Santo (55%), Pará (27%), Pernambuco (45%), Piauí (4.2%), Rio de Janeiro (79%) e Rio Grande do Norte (17.2%) tiveram aumento significativo.
A publicação do anuário ocorreu no dia 1º de novembro em função de retificação de dados por parte dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A estatística é feita desde de 2007, é considerada uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área da segurança pública, influenciando a melhoria da qualidade dos dados por parte dos gestores.