O secretário municipal de Saúde, Devanil Barbosa, confirmou, ao Só Notícias, que houve diminuição, em outubro, no índice de pacientes no município que marcam consultas e não comparecem. “De forma geral, considerando consultas gerais, com especialistas e exames, houve uma redução de 7%”, afirmou.
Segundo Devanil, a redução nas faltas se deve a um trabalho de avaliação feito pela secretaria e Conselho Municipal de Saúde. “Fizemos um levantamento para subsidiar as causas de ausência. Dentro do que foi apontado, conseguimos reduzir o índice. Temos motivos variados e pontuais, mais frequentes. Identificamos o perfil do faltoso. Com algumas medidas pequenas, a gente conseguiu dar esta resposta”.
O secretário ainda adiantou que a meta é alcançar uma redução de 2% ao mês. “A gente sabe que é difícil zerar, mas vamos lutar para abaixar mensalmente. A falta não só gera um custo para o município, como ainda para a população. Muitas pessoas estão aguardando vagas e outros marcam os exames ou consultas e não comparecem. Deixam de permitir que o outro usuário tenha acesso”.