A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira, o pedido feito pela prefeitura para abrir processo seletivo para contratação de 168 funcionários temporários para a Secretaria Municipal de Educação de Colíder (157 quilômetros de Sinop). A previsão é que o certame seja aberto ainda em novembro e os aprovados sejam convocados a partir de fevereiro de 2018.
Conforme dados divulgados pela pasta, serão preenchidos os cargos de professor, técnico administrativo educacional, auxiliar de creche, nutrição e limpeza. Segundo a secretaria, nos próximos dias deverá ser aberta licitação para contratação de uma empresa especializada, que ficará responsável por organizar o seletivo.
O prefeito Noboru Tomiyoshi afirmou que o município não dispõe de recursos financeiros para abrir concurso público. Por outro lado, aponta que houve aumento no número de crianças atendidas nas creches e escolas da rede municipal. “Há quatro anos, por exemplo, tínhamos 300 crianças nas creches. Hoje temos quase 900. Cada sala recebe 11 crianças e precisa de um professor e um técnico. Tudo isso gera um custo muito alto”.
O último grande concurso público para a prefeitura de Colíder foi realizado em 2012. Foram abertas 75 vagas, em 31 cargos. O certame teve 1,1 mil pessoas inscritas.