A primeira base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar, no município de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) está com 80% das obras concluídas. A inauguração está prevista para a primeira quinzena de dezembro.
De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) com a instalação do novo hangar, 28 municípios da região Norte vão contar com um apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Ao todo, 30 profissionais do grupamento especializado, entre bombeiros militares, policiais civis e policiais militares, serão enviados para atuar no local.
A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. O local terá ainda alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guardar os equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.
O hangar está sendo construído em uma área cedida pela prefeitura de Sorriso, dentro do aeroporto do município, localizado às margens da BR-163, no entroncamento com a BR-242, que liga as regiões Leste e Oeste do estado. A construção começou em outubro de 2016. Nesta semana, o coordenador do Ciopaer, tenente coronel PM Juliano Chirolli, apresentou para o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Jonildo Assis, o andamento das obras.
As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.
Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.