A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Sinop, está precisando de doação de todos os tipos sanguíneos. Segundo a bioquímica responsável pela unidade, Patrícia Chiamenti, é fundamental a colaboração da população. “A unidade tem capacidade para coletar de 40 a 50 bolsas de sangue por dia. Temos uma demanda alta no município, por isso é essencial que as pessoas se solidarizem e realizem as doações”, explicou Patrícia.
O doador deve levar documento de identificação com foto (identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, entre outros), estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Porém, tem que evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes.
A UCT fica na avenida das Itaúbas, 2795, anexo ao Hospital Regional. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A bioquímica esclarece que a unidade não aderiu a greve dos servidores do hospital.