sexta-feira, 27/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Fazenda libera nota fiscal eletrônica para microempreendedor individual em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A partir de hoje, os microempreendedores individuais (MEIs) poderão utilizar a nota fiscal eletrônica (NF-e) nas operações de vendas e prestação de serviços. A medida visa simplificar os procedimentos e tornar as transações mais seguras tanto para os contribuintes, como para fisco estadual.

De acordo com a assessoria da Sefaz, os microempreendedores individuais podem usar a NF-e em substituição a Nota Fiscal Avulsa (NFA). Com isso o contribuinte poderá emitir o documento do próprio computador, o que gera uma economia com o deslocamento até uma unidade fazendária, e de tempo de espera para o atendimento físico. Antes os MEIs precisavam se dirigir a uma agência fazendária para emitir a nota.

O uso da NF-e será opcional e para emitir o documento o MEI deverá se credenciar voluntariamente por meio do sistema acesso web, disponível no site da Sefaz. Além disso, ele deve adquirir um programa emissor ou usar um programa gratuito e ter um certificado digital.

Ao emitir o documento, o contribuinte deve ficar atento às regras. Conforme previsto na legislação, a autorização do uso da NF-e será suspensa de ofício quando o valor total acumulado das notas fiscais emitidas no ano civil ultrapassar em 30% o limite da receita bruta de R$ 60 mil.

Outra alteração prevista pela portaria é referente à verificação da situação cadastral do contribuinte, tanto do remetente como do destinatário que usar a NF-e nas operações internas e interestaduais. Com a mudança, o cadastro que estiver suspenso também será considerado irregular, ocasionando a denegação do documento fiscal. Anteriormente, apenas as situações cadastrais cassadas e baixadas eram passíveis de serem denegadas por inaptidão do contribuinte.

Segundo a Sefaz, a medida visa inibir a atuação de contribuintes irregulares no Estado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apagão atinge 30 municípios do Nortão

Dezenas de municípios da região Norte estão sem energia...

STF marca audiência pública para debater mercado de apostas online

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF),...
PUBLICIDADE