PUBLICIDADE

Secretarias de Meio Ambiente flagram pesca predatória no rio Teles Pires em Sinop

PUBLICIDADE

Uma ação conjunta de educação ambiental realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, regional Sinop, resultou em flagrantes de pesca predatória no rio Teles Pires, ontem. Desde 1º de outubro vigora a Piracema nas bacias hidrográficas do Paraguai, Amazônica e Araguaia-Tocantins em Mato Grosso.

De acordo com a assessoria, pontos de fixação permanente de ceva foram encontrados em pesqueiros. Molinetes, rede, linhadas, amarras, entre outros itens, acabaram apreendidos pelos agentes ambientais, além do flagrante de pesca durante o período proibitivo de defeso.

Conforme explica a secretária municipal Luciane Bertinatto, a ação do grupo objetivou atuar em frentes de limpeza e retirada de lixo e resíduos do rio Teles Pires e margens. Garrafas plásticas, latas de bebida alcoólicas, sacos plásticos, vidros, tambores de plásticos foram recolhidos. "Observamos que tem muito material como isopor, plástico, galão. É um problema, pois isso no rio pode causar sérios danos ambientais. A consciência do cidadão é a parte mais importante do processo. Se queremos continuar com esta beleza que temos é preciso que a conservemos", destacou Luciane.

A maior parte dos materiais foi retirada das regiões onde ficam os pesqueiros instalados às margens do rio Teles Pires. "Já na primeira hora de fiscalização e limpeza do rio nos deparamos com pescador, fizemos apreensão do molinete, da vara e foi lavado um auto de infração", expõe Sandro Depiné, diretor regional da Sema em Sinop.

Em outra embarcação, servidores da secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Ação Verde realizavam a retirada das cevas fixas instaladas no rio. Como explica o coordenador da Ação Verde em Sinop, Anderson Eduardo Wagner, o uso deste método, que consiste em uma forma de ampliar a concentração de cardumes de peixes, geralmente pela oferta vasta de alimento como a soja, é proibido por lei, quando há fixação permanente.

O trabalho foi realizado durante ontem de manhã e mobilizou parceiros como as Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o Instituto Ação Verde, Jeep Clube Sinop e Corpo de Bombeiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE