Começou nesta terça-feira a 9ª edição da Caravana da Transformação. Ontem, durante o segundo dia iniciaram as cirurgias oftalmológicas, totalizando 318 procedimentos. Ao todo, 953 cirurgias foram agendadas, sendo 787 de catarata, 134 de pterígio e 32 yag lasers.
De acordo com a assessoria do governo do Estado, a realização de cirurgias já no segundo dia é uma novidade. Normalmente os procedimentos cirúrgicos são feitos a partir do terceiro dia de evento. Em dois dias, o Estado já atendeu 1.523 pessoas, realizando um total de 7.502 procedimentos oftalmológicos.
Ainda segundo a assessoria, hoje começam os atendimentos pós-operatórios, direcionados a quem já passou por cirurgia. Os atendimentos serão feitos na quadra esportiva do Sesi/Senai, no bairro Módulo 04.
"O pós-operatório é obrigatório para quem fez a cirurgia de catarata. Após a cirurgia, a Caravana oferece três atendimentos: o de 24 horas, sete dias e 30 dias depois. É um acompanhamento médico necessário para garantir que ocorra tudo bem na recuperação desse paciente, por isso ressaltamos que todo paciente deve cumprir esse cronograma", explicou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
Também começam nesta quinta-feira os Dias D de Cidadania. Durante três dias, o Estado leva a serviços como a emissão de documentos pessoais, cortes de cabelo e embelezamento, testes de DNA, mutirão fiscal para quitação de débitos, orientação jurídica, exposições, cursos, palestras e muito mais. Os atendimentos de Cidadania são abertos ao público e acontecem hoje e amanhã, das 8h às 16h e no sábado, das 8h às 12h.