Umidade Relativa do Ar baixou drasticamente para 9% em Cuiabá, ontem, e a Defesa Civil acionou o alerta vermelho. A temperatura, do contrário, esteve alta. A mínima foi de 28ºC, na madrugada, e máxima de 40ºC, com sol forte e céu aberto. O Inmet informa que o clima continuará quente e seco hoje e no final de semana, com umidade do ar baixa.
Com a seca, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisou do grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça, irritação dos olhos e sangramento no nariz. Recomendou, com urgência, a ingestão de água e suspensão de outros diuréticos, como bebida alcoólica e café. Sugeriu a suspensão de atividades físicas, evitar sol, indicou uso de hidratante de pele e umidificador de ambiente.
O clima seco atinge todo o Estado, assim como temperaturas altas, e não há previsão de chuva em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) manteve a posição de não suspender aulas e afirma que orientou as escolas no sentido de tomar os cuidados básicos com alunos e profissionais.
A Organização Internacional de Proteção Civil (OIP) sugere a suspensão das aulas quando a umidade é menor que 12%, mas a avaliação local é a de que as crianças não têm também em casa ambiente preservado de calor e poderiam ficar expostas às condições climáticas de forma mais preocupante.
Além dos problemas de saúde, a baixa umidade pode provocar ainda choques elétricos. Físicos explicam que a baixa umidade retira cargas em excesso do corpo e quando encosta a outra pessoa ou em um objeto ocorre o fenômeno.