PUBLICIDADE

Guardas resgatam filhotes de tuiuiú em Cuiabá

PUBLICIDADE

Quatro filhotes de tuiuiú, animal exótico símbolo do Pantanal mato-grossense, foram resgatados com vida após um ninho onde estavam a cair à beira do rio Cuiabá, em Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá). Os sobreviventes, de cerca de 3 meses, estão na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, no complexo Baía das Pedras, uma estrutura muito bonita, com aeródromo, curral, rios e corixos cheios de peixes, piranhas e jacarés, árvores típicas e muita biodiversidade. Quem resgatou os filhotes foram os guardas-parque do Sesc Pantanal.

“O ninho estava lá, com os 4 filhotes, a mãe por perto, turistas passavam, eram levados lá para vê-los, se admiravam com eles e a gente aqui estava feliz com eles, porque é bem raro um ninho com 4 tuiuiuzinhos, geralmente vingam 2 ovos. Foi quando o pessoal deu falta do ninho e fomos avisados. Corremos lá achando que já teriam sido atacados, mas por sorte não, ainda estavam lá”, relata a bióloga Cristina Cuiabália, gerente de pesquisa e meio ambiente do Sesc Pantanal. “Deu um vento e, como o ninho estava pesado, porque eles são fortinhos, caiu”. No chão, seriam facilmente alvo de predadores.

Enrolados em lençóis, foram levados a um abrigo, até que voltem à vida silvestre, com radar nos pés, provavelmente dentro de 1 mês. Veterinários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão acompanhando o caso. A esperança é que a mãe consiga reencontrá-los, ao ouvir grunhidos que emitem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum: um ferido em colisão entre carro e caminhonete

O acidente envolvendo um veículo VW Agile e caminhonete...

Carreta tomba na BR-163 entre Sinop e Itaúba

O acidente envolvendo uma VW Meteor Amarela ocorreu, há...
PUBLICIDADE