O presidente estadual do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prorrogou por mais dois anos o prazo de validade do concurso público com 489 vagas para os cargos de analista, agente e auxiliar do serviço de trânsito. Agora, conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado, o certame realizado em 2015 passa a valer até o dia 4 de setembro de 2019.
Para a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, até o momento, houve pouca convocação dos aprovados. “Tivemos 180 nomeações. Porém, quando o concurso foi realizado, tínhamos 820 servidores na ativa. Hoje temos 930. Então, boa parte das nomeações cobriu as aposentadorias que aconteceram. Deveríamos ter mais de 2,1 mil profissionais no Estado”, disse, ao Só Notícias.
No próximo mês, os servidores do Detran podem paralisar as atividades. Isso porque, nesta semana, foi aprovado o indicativo de greve por tempo indeterminado para o dia 11 de setembro caso o governo do Estado não apresente uma proposta plausível à diretoria do sindicato da categoria até a segunda semana do próximo mês sobre reajuste salarial. A assembleia geral foi realizada em Cuiabá.
Segundo a categoria, a tabela salarial está defasada desde 2011. O Sinetran afirma que a decisão de entrar em greve foi tomada justamente porque depois de oito meses de notificações e quatro de mesa de negociação com a Casa Civil e Secretaria de Gestão, o Governo simplesmente negou o reajuste reivindicado e não apresentou proposta alguma à categoria.