O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Coronel Airton Benedito Siqueira Júnior, esteve hoje, no município, onde visitou três áreas (duas da prefeitura e uma particular) para definir onde será construído o Centro de Detenção. O local escolhido tem mais de 40 mil metros quadrados, fica no Setor Industrial e pertence a um a empresa colonizadora.
O próximo passo será definir as questões documentais junto a proprietária da área, prefeitura e governo. Depois da área liberada a construção deve ser iniciada de imediato. Segundo a Sejudh, a obra está orçada em R$ 7 milhões. Será construída com recursos federal, do Fundo Penitenciário Nacional. Esse montante já está na conta do Estado, desde janeiro. “O projeto já está pronto, contará com carceragem para 252 detentos, espaço para oficinas, sala de aula e administrativo. Além disso, ainda tem toda a infraestrutura de descarte de esgoto”.
A obra deve levar de 8 a 10 meses para ser entregue. Será construída com estruturas pré-moldadas, o que segundo a secretaria, reduz o tempo de conclusão. Depois de que o Centro de detenção estiver funcionando a cadeia do município será desativada.