PUBLICIDADE

Comando da Aeronáutica confirma vistoria para homologação de equipamento no aeroporto de Sinop

PUBLICIDADE

O Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, confirmou para o próximo mês a vistoria de homologação técnico-operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). O ofício assinado pelo chefe de divisão de operações, tenente coronel aviador Sérgio Roberto Rodrigues Silva, foi encaminhado à prefeita Rosana Martinelli (PR), esta semana.

Conforme o documento, o Cindacta IV, de Manaus, irá enviar uma equipe técnica formada por cinco militares que farão a vistoria técnico-operacional na EPTA categoria “A”, entre os dias 5 e 7 de setembro, no Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo.

“Esse é mais um marco desse nosso empenho em melhorar as condições de pousos e decolagens em nosso aeroporto. Estamos felizes por essa notícia de que será feita a vistoria técnica e vamos continuar trabalhando, porque essa é uma primeira etapa, também temos as ações e todo um esforço coletivo envolvendo também as entidades para a certificação IFR”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann.

Além da EPTA e dos PAPI’s (Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação), a Prefeitura tem trabalhado nas etapas de certificação, começando pelo desenvolvimento da RNAV (Area Navigation), que é um método de navegação que aperfeiçoa a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade.

O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. "Esse procedimento é importante, porque facilitará e dará segurança aos pilotos no momento do pouso, sendo um componente da certificação IFR", explicou Ivete.

Todas as ações envolvendo o aeroporto municipal foram desenvolvidas em conjunto com as União das Entidades de Sinop (Unesin – formada por 25 entidades). Uma comissão com cinco representantes acompanha todo o processo, por meio da consultoria da empresa Phenix AirPort Management, representada pelo Comandante Hammer, contratada pelas entidades, e que faz os trabalhos de assessoria e consultoria.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é condenado por matar companheira no Nortão e seguirá em prisão domiciliar

O Tribunal do Júri condenou Marcelo Aparecido Martins por...

MPF denuncia motorista de caminhão preso com arsenal de armas em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um homem por...

Tribunal mantém pena de homem condenado por homofobia no Nortão

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a...
PUBLICIDADE